O conto do Jedi Cego

Porque decidi aprender sobre Marketing Digital.


Era uma vez em uma galáxia não muito distante, e não muito tempo atrás um planeta totalmente analógico repleto de anúncios de jornal, outdoors, comerciais de rádio e TV, povoado por uma fauna de mídias tradicionais. Nele morava um mestre Jedi que fazia destas mídias suas armas.
Todo dia utilizava de sua experiência para cultivar marcas, caçar objetivos e produzir cases de sucesso.
Porém um dia chega em seu planeta uma nave trazendo uma nova cultura chamada digital que rapidamente foi se expandindo, alcançando todos os cantos do planeta, mudando hábitos, vidas até que estava presente em quase tudo do dia-a-dia.
O mestre Jedi percebeu que na medida em que a cultura digital avançava ele perdia sua visão. Suas marcas já não cresciam tanto, suas armas de mídia tradicional já não produziam os mesmos resultados. Já não acertava mais os objetivos como antes. Ele foi ficando cada vez mais cego e por conta da cegueira, mais isolado, até se afastar de tudo aquilo que lhe dava prazer.
Ouvia falar de mídia programática, Inbound marketing, geolocalização, realidade virtual, social mídia, mas por maior que fosse seu esforço, não conseguia ver nada.
Partiu então para buscar uma cura. Em uma de suas viagens ouviu falar de uma entidade onipresente chamada Ensino a Distância. Em alguns lugares recebia o nome de EaD. Ouviu dizer que tinha poderes de trocar conceitos velhos por novos e que para acessar, bastava chamar e qualquer lugar, a qualquer hora. Fez isso então e foi tocado pela mudança. Aos poucos foi percebendo que na verdade não tinha perdido sua visão, mas ampliado sua percepção. Agora enxergava em 360 graus. Com isto, revisou conceitos, processos, valores, prioridades, mas mais importante que tudo isso, percebeu que tinha mais poderes. Percebeu que além de ter recuperado a confiança nas suas antigas armas de mídias tradicionais, agora ainda tinha muito mais opções, muito mais adequadas a cada perfil, momento, jornada.
O mestre Jedi voltou a criar grandes marcas, alcançar objetivos cada vez mais distantes e produzir cases cada vez maiores.
Esse Jedi sou eu, mas pode ser você, e fico feliz em compartilhar os conhecimentos que adquiri com a Udacity e seu Nanodegree em Marketing Digital. Algo que realmente ampliou meus horizontes e me troxe novas percepções sobre comunicação.
Percebi que depois do big data, em casa de ferreiro o sabre tem que ser de luz.
x
x

Comentários